sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PROVÉRBIOS

Essa noite, diferente das demais, sonhei...

Sonhei um misto de passado e presente, medos e anseios, dores e amores...

Um amor do passado, que era um amor presente e que obviamente era encarado com surpresa, porque mesmo em sonho, não conseguia entender o que ele fazia lá.

De repente, me vi cercada por pessoas conhecidas, que se portavam como desconhecidos e desconhecidos que me estendiam a mão e tentavam me confortar...

Chorei muito, em sonho e enquanto em sono.

Acordei chorando...

Enquanto chorava em sonho, estava cercada de pessoas que convivem comigo e que em momento algum me enxergavam... Acordei chorando sozinha em minha cama.

Durante os últimos meses, venho repetindo uma discussão interna e ao mesmo tempo externa, tentando provar o quanto me amo e o quanto posso querer o bem de quem amo. Nessas discussões, entendo e vejo que tudo aquilo que valorizei enquanto mais jovem não me serviu de coisa alguma e então, tento passar a mensagem a diante, mas é uma tentativa infrutífera, pois ninguém pode viver através de experiências minhas. Não posso cercar aqueles que amo e impedir que vivam seus erros...

O choro do meu sonho era resultado desses erros, das escolhas que fiz e principalmente, daquilo que acreditei ser real. O sonho é somente reflexo da realidade.

É incrível o que a maturidade faz com a gente. Trás conhecimento, entendimento, sabedoria, mas tudo isso chega um pouco tarde, porque só chega no momento em que estamos colhendo, não mais plantando, então, trata-se de uma sabedoria, de um entendimento tardio... “quem semeia vento, colhe tempestade...”

Uma vez, li que até os 25 anos, não analisamos consequências, então, se tivermos que escolher entre uma noite de diversão a uma noite tranquila, um dia seguinte com ressaca a um dia seguinte com caminhada matinal e café da manhã saudável, ficamos com a noitada e a ressaca. Só a partir dos 30 anos, preferimos a noite de sono e a caminhada no dia seguinte, não porque ficamos velhos, mas porque consideramos as consequências...

Ultimamente, aliás, tenho falado muito em ação e reação, causa e efeito, escolha e consequência... e sinceramente, esse papo está me deixando um tanto saturada, porque me divertia muito mais quando não pensava no dia seguinte, porque era muito mais fácil conviver com meus erros e acertos, sem levar em conta minhas escolhas ou ações...

Não fui perfeita, não fiz boas escolhas, não tive boas ações, então, acordar chorando sozinha em minha cama é só consequência...

Hoje, em alguns momentos, chego a gritar, afim de que me ouçam, afim de que me entendam... mas não adianta...

Provérbios 22

1) É MELHOR SER respeitado do que ser rico; é melhor ser amado do que ter uma fortuna em ouro e prata.

2) Ricos e pobres, todos são iguais perante Deus, que criou todos os homens.

3) O homem de bom senso percebe os perigos que tem pela frente e se defende; as pessoas ingênuas avançam às cegas e sofrem as conseqüências.

4) Para conseguir riqueza, respeito dos homens e uma vida feliz, você precisa ser humilde e obediente ao Senhor.

5) O homem que despreza a Deus anda por um caminho cheio de espinhos e buracos; quem dá valor a sua própria vida se afasta desse caminho.

6) Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto.

7) Assim como os pobres são dominados pelos ricos, quem pede dinheiro emprestado se torna escravo de quem empresta.

8) Quem semeia vento colhe tempestade; quem semeia o mal recebe maldade e perde todo o poder que possuía.

9) O homem generoso será recompensado porque reparte seus bens com os pobres.

10) Se há brigas num grupo, mande embora a pessoa que está sempre criticando e zombando; as brigas e os problemas acabarão imediatamente.

11) O homem sincero de coração e delicado no falar ganhará a amizade do rei.

12) O Senhor vigia e protege quem obedece a Sua lei mas faz os planos dos perversos fracassarem.

13) O preguiçoso inventa as desculpas mais esfarrapadas para não trabalhar. "Não posso sair de casa pois poderia encontrar um leão andando pela cidade e ele me mataria!" , diz ele.

14) A prostituta é como um poço muito fundo; o homem que Deus amaldiçoa chegará bem perto e acabará caindo no poço.

15) Toda criança é rebelde e desobediente por natureza; para vencer esse problema é preciso um castigo severo mas amoroso.

16) Quem explora o pobre para enriquecer acabará na pobreza; o mesmo acontecerá a quem procura agradar os ricos para subir na vida.

17) Ouça com atenção as palavras dos sábios, escute bem os meus bons conselhos

18) porque vale a pena saber tudo isso de cor e aplicar a verdade a sua vida.

19) Assim, quero ensinar você a confiar somente no Senhor!

20) Lembre-se dos conselhos que eu lhe dei há muito tempo, lembre-se de como eu lhe ensinei a verdade para você, poder ajudar outras pessoas!

22) Não explore o pobre porque ele não pode se defender! Não seja injusto ao tratar dos problemas de uma pessoa humilde.

23) O Senhor mesmo lutará em favor do pobre e do humilde e castigará com a morte a quem explora os fracos.

24) Não se torne amigo do homem violento e brigão

25) senão você acabará se tornando igual a ele e será castigado da mesma maneira.

26) Não entre no grupo de homens que se oferecem para pagar as dívidas de amigos e conhecidos.

27) Para que arriscar os seus bens? Você pode ser obrigado a entregar sua casa para pagar a dívida de outra pessoa!

28) Não tente aumentar sua propriedade mudando as cercas mais para diante. Isso é puro roubo!

29) Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeíção? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário