sábado, 17 de dezembro de 2016

Chorando por Aleppo. Rezando pela Humanidade




"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.

Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês.

E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra­, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão". E assim foi.

E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a ma­nhã; esse foi o sexto dia."

Tudo isso está escrito em Gênesis 1, 27 a 31.

Crescemos, nos multiplicamos, tomamos posse de tudo o que Ele nos deu, e então destruímos.

Deus também disse “Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção!”... e Deus cumpriu sua promessa! Fomos abençoados abundantemente com saúde, com inteligência, com riquezas naturais, com amor e capacidade de amar e nos enchemos de soberba, de arrogância, de prepotência , em seguida, descobrimos o individualismo, o oportunismo e a capacidade de não  nos afetarmos com o sofrimento do outro, tendo somente em mente o bem singular e eliminamos inteiramente o coletivo, o plural, a capacidade de nos sensibilizarmos, esquecemos o amor, e ficamos tão bons nisso, que criamos mundos virtuais perfeitos, enquanto o mundo criado por Deus, aquele que Ele viu que era bom, é destruído e massacrado diariamente.

Na era digital, estou na Síria em um segundo. Em um instante, vejo crianças morrendo, na verdade, vejo dúzias de crianças morrendo pelas mãos da tirania desenfreada, pela falta de tolerância religiosa, pela divergência de opinião e pela insensibilidade humana.

Vejo o quão desumano é o homem que lança bombas sobre crianças inocentes.

Na era digital, assisto a um vídeo de um parto realizado ás pressas, porque a mãe foi vitima de uma bomba a caminho do hospital e, enquanto a mãe morre na mesa de cirurgia, seu filho precisa de 20 minutos de ressuscitação pra enfim dar seu primeiro suspiro e seu primeiro choro abafado.

Na era digital, vejo crianças despidas de roupa e de proteção, cobertas com veneno, com material químico que simplesmente cai do céu e lhes tira o sentido de infância.

Nesse mundo tão moderno e evoluído, assisto a tudo sem nenhum poder, acompanho tudo digerindo minha incapacidade de interferir, de ajudar, de ao menos acolher uma dessas crianças.

Deus nos deu tudo, e tudo o que Ele nos deu, usamos para o mal, para a destruição, para a busca desenfreada de lucro, poder e fama.

Conheço ateus, pessoas que negam a existência de Deus porque Ele não interfere nesses acontecimentos e mais do que isso, Ele permite que tanto mal aconteça a inocentes, então, presumem sua inexistência, pois sendo Pai, seria presente, cuidadoso, onipotente, e, portanto, puniria os maus e livraria os bons.

Então, explico que Deus nos deu livre arbítrio, portanto, escolhemos nosso caminho, decidimos nosso destino e temos que ser responsáveis pelas consequências dos nossos atos. Ele realmente nos observa, nos cerca dos cuidados possíveis, mas não pode nos impedir de errar, de falhar, de sofrer. 

Tudo o que  Ele pode fazer e faz, é nos ouvir, perdoar nossos pecados, compreender nossas falhas e se formos merecedores, no momento de nossa morte, Ele nos abraça.

Enquanto escrevo essas linhas, meu coração sangra e meus olhos se enchem de lágrimas repetidamente, porque vi o horror que inocentes estão vivendo. Vi um garotinho segurando seu irmãozinho recém nascido, morto nos braços e gritando que seu coração estava sangrando, mas que ainda assim, confiava na justiça de Deus. Eu também confio.

Tenho filhos, adoraria ter mais filhos, mas temo pelo futuro dos que amo. Temo que não possam viver todas as alegrias e sentir todas as bênçãos de Deus em suas vidas, porque homens falhos controlam bombas e comandam exércitos.

Vivo num país, que considerava-se “abençoado por Deus”, como diz a música. Aqui não aconteciam catástrofes naturais como acontecia lá e hoje isso já não é bem assim. Aqui não haviam guerras como havia lá e hoje, temos guerra por homofobia, guerra por intolerância religiosa, guerra por divergência política e as pessoas estão nas ruas protestando, agredindo, machucando, convocando em redes sociais para lutas, então, falta bem pouco para nos tornarmos Sírios também.

Deus nos deu tudo o que necessitávamos para aqui estarmos, mas mesmo com toda inteligência, não fomos capazes de aprender a coabitar, a dividir, a tolerar, a aceitar, a acolher, a perdoar e a amar. Não somos nem um décimo do que Ele desejou que fossemos.

Quando vejo o rosto dessas crianças, coberto por pó, lágrimas e sangue, vejo o rosto dos meus filhos e isso dói.
E se isso dói desta maneira em mim, o que sente Deus ao ver o rosto de sua criação sendo maltratada dessa maneira?! Ele que viu seu filho, sangrar, apanhar, ser ofendido, ser dilacerado, crucificado por nós, por nossa humanidade, por nossa salvação. Tenho certeza de que Ele também chora.

Mas o que eu posso fazer?! Adianta escrever?! Adianta colocar num blog um amontoado de palavras que talvez ninguém leia?!
Adianta sim! Porque enquanto escrevo, faço uma oração, peço pra Deus olhar por eles. Peço pra Deus olhar por todos nós... E se você estiver lendo essas palavras agora, então, também está orando comigo, também está chorando comigo e Deus disse “Se dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, lá estarei”, então, eu e você estaremos reunidos e Ele estará conosco...



Deus, Pai de misericórdia e bondade, criador de todas as coisas, perdoe nossos pecados, nos livre do mal e olhe pelos inocentes que estão sofrendo nas mãos injustas de pessoas insanas. 

Acolhe em seus braços cada uma das pessoas que foram recolhidas em seu reino, acalme o coração das famílias que aqui ficaram. 

Permita que o ódio e a intolerância se dissipem. 

Faça com que o bem volte a reinar e a paz seja restaurada. 

Senhor Deus, sei que muitas vezes sou egoísta e faço dos meus pequenos problemas, grandes lamentos, me perdoe! 

Te agradeço Senhor por me permitir, em meio ao caos, entender que o Senhor tem um plano maior para todos nós, então Senhor, te peço somente que me dê paciência para aguardar seu tempo e sua vontade, humildade para aceitar tudo o que o Senhor me reserva, ainda que seja contra minha vontade e principalmente, Senhor, me faça capaz de amar, mesmo que não me sejam dados motivos para isso.

Amém...


Nenhum comentário:

Postar um comentário