segunda-feira, 9 de junho de 2014

SOBRE A COPA



Desde o episódio dos R$0,20 prometi que não me pronunciaria mais a respeito de política, cultura sócio econômica, reivindicações ou dessa natureza, mas não tenho como não fazê-lo! Porque sofro de incontinência verbal e quando vejo pessoas saindo pelas ruas, sendo usadas como marionetes e fazendo exatamente o que querem que elas façam, meu sangue ferve!

Há exatamente um ano atrás, as pessoas foram provocadas a irem às ruas por conta dos tais centavos e na verdade o que vinha por trás disso era muito maior. Mas, a onda foi contida e até pouco tempo, nada mais se fez ou ouviu.

Porque não era conveniente naquele momento que houvesse continuidade, porque havia a necessidade de aguardar até o momento certo, que é AGORA!

Agora, véspera de copa, temos novamente pessoas sendo provocadas e incitadas a reivindicar direitos, cobrar deveres, amedrontar pessoas e ameaçar usar sua força para impedir que o “espetáculo” aconteça, simplesmente porque não concordam com o que aí está!

De verdade?! Isso pra mim é mais do que ser ignorante! Sim! Está além de ignorar fatos! É insensatez, incoerência e burrice!

Na época dos centavos recebi criticas duras quando questionei porque o tal “Gigante” não se levantou na hora do voto e simplesmente não se virou de costas para as opções que eram apresentadas. Sim, porque os líderes de hoje foram escolhidos por pessoas em sã consciência, sem que fossem coagidos ou que não tivessem outras opções e mesmo que as opções apresentadas não fossem boas, porque então não se praticou a “Voz do Povo” para que em massa fossem anulados os votos. Um protesto assim teria meu total apoio!

O que vejo hoje são protestos cômicos no facebook, greves que só prejudicam a própria população, movimentos sindicalistas e agitadores que tentam e atentam contra o próprio povo!

Se eu não estou feliz com algo em minha vida, o que faço?! Mudo o que me incomoda! De que maneira faço isso?! Se não gosto do meu cabelo, corto! Se minhas finanças estão desreguladas, busco alternativas para acertá-las! Se meus filhos não estão educados como deveriam, reeduco!

Entrando um pouco mais à fundo, se corto meu cabelo e faço a escolha certa, ótimo! Se não, espero crescer pra acertar! Não tem outra opção! Então, se escolhi um mal governante, tiro-o do poder! E se ainda assim não der certo, aguardo até a próxima eleição e escolho melhor!

Se minhas finanças estão desreguladas, busco talvez um empréstimo, que obviamente acertará meu problema momentâneo, mas manterá minha dívida por mais um tempo e pior, se eu não controlar demais gastos, só aumento minha despesa, tendo comprometido e diminuído minha renda! Mas, e se eu decidir cortar os cartões, fazer acordos corretos, manter as contas na ponta do lápis e com um tempo devidamente previsto, saio do buraco dos juros e conquisto a tão almejada estabilidade financeira! Então, se escolhi certo meu governante, em tese, não posso esperar que ele arrume a casa fazendo mais despesas, pois assim como eu, deve fazer acordos, traçar rotas e possuir um plano correto, para que ao final do seu mandato, tenha condições de seguir uma vida estável e possua a possibilidade de uma reeleição, então, obviamente, meu candidato deve ter sua vida financeira regrada, ser bom estrategista, e o mais importante, seu currículo deve ser tão bom quanto o meu, pois estará cuidando do meu patrimônio!

Se meus filhos não foram corretamente educados, a responsabilidade é integralmente minha! E cabe a mim corrigir o erro. Como?! Batendo?! Punindo?! Castigando?! Se eu fizer isso, estarei coagindo, limitando, podando e alimentando um monstro que me engolirá quando crescer, porque surra não corrige erro de português, porque punição não melhora notas de matemática e castigo só corrompe o caráter. Além disso, se meus filhos hoje não estão educados, quem merece punição sou eu, que não soube educá-los e proporcionar a eles o que precisavam! Assim sendo, se a cultura do país em que vivo não é a de educar, como posso querer um povo educado?! Se a educação das crianças é tida como secundária, se a atenção e o tempo que deveríamos dedicar criando nosso futuro da maneira correta está muitíssimo aquém do ideal, como posso exigir que tenhamos escolas, lanches, instalações, material didático e professores melhores?! Como posso querer alimentar com mediocridade e esperar que o futuro me traga mais do que dei?! E isso independe do governo, dos políticos, dos “homens do poder”, porque neste caso, o poder é inteiramente meu.

Poderia escrever páginas e páginas sobre isso, mas ao invés de colocar no papel tudo o que penso, dedico ao mundo minha atenção e volto meus olhos inteiramente para meu quintal, que é foco de minha atenção e preocupação: Meu País!

Na escola, aprendi o Hino Nacional, mas além disso, aprendi a interpretá-lo, saber o que significava “Gigante Pela Própria Natureza”, “Impávido Colosso” e “Pátria Amada, Brasil!”, porque além de saber cantar para ficar bonito, também entendi o significado de sermos brasileiros, aprendi a amar minha terra e a receber visitantes de braços abertos e com orgulho de sermos um povo pacifico e próspero. Com uma série de dificuldades sim, com desigualdade social sim, com seca no nordeste, com tudo de bom e ruim que sempre tivemos, mas com força, com orgulho, com fé e esperança num futuro melhor, porque somos jovens, somos ávidos, somos sedentos e somos muito fortes em amor! Ou éramos...

O que vejo hoje são crianças que não sabem o que dizem, que sabem dançar e cantar funk e outras coisinhas, mas não sabem falar nossa língua... que repetem “AS NOVINHA SÃO SENSACIONAL!” e que estão crescendo em meio ao caos que pessoas não politizadas e que se dizem adultas estão causando!

O que vejo são pessoas de bem cada vez mais engaioladas, enquanto o povo mal toma conta das ruas.

O que vejo são pessoas sem opinião sendo manipuladas e hoje, perdendo seus empregos porque não pensaram no amanhã, não reivindicaram da maneira correta e sim, sendo punidas por prejudicarem milhares de outras pessoas.

O que ainda verei?! Essas mesmas pessoas, do bem e do mal, boas e más, politizadas ou ignorantes reclamando da vida, mas votando errado, como sempre foi!

Lembra da história de plantar e colher?! Então.... é isso!


Quanto à Copa, de verdade, sinto medo do que será do país nos próximos dias e eu adoraria dizer e acreditar que tudo será perfeito, que visitantes serão recepcionados da maneira cordial e afetiva que só o brasileiro tem e que seremos campeões, mas creio e temo que no final, sairemos perdendo dentro e fora do campo, porque ignorância não ganha futebol, porque insensatez não ganha medalha e violência não corrige décadas de burrice coletiva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário