segunda-feira, 7 de abril de 2014

Felicidade


Eu tenho uma casinha lá na Marambaia
Fica na beira da praia, só vendo que beleza.
Tem uma trepadeira que na primavera
Fica toda florescida de brincos de princesa.
Quando chega o verão eu sento na varanda,
Pego o meu violão e começo a tocar.
E o meu moreno que está sempre bem disposto
Senta ao meu lado e começa a cantar.
Quando chega a tarde um bando de andorinhas
Voa em revoada fazendo verão
E lá na mata um sabiá gorjeia
Linda melodia pra alegrar
meu coração
Às seis horas o sino da capela
Toca as badaladas da Ave Maria
A lua nasce por de trás da serra
Anunciando que acabou o dia.
Eu tenho uma casinha lá na Marambaia



Já parou para pensar o que é felicidade?! De onde vem?! Pra onde vai?! O que faz?! Porque faz?!

Para alguns, felicidade é a junção de pequenos momentos de prazer, para outros,  felicidade é amar e ser amado, e para muitos, felicidade não existe...

Há quem me chame de inconsequente, há quem me chame de inconstante, há ainda quem me chame de irresponsável ou imediatista.

Quer saber a verdade?! Sou feliz!

Meu pai faleceu aos 53 anos, eu, na época tinha 9 para 10 anos e me lembro da dor, do vazio, do choro que não cessava e da saudade que sinto até hoje...

Meu pai era jovem! Imagine! 53 anos ainda é muito cedo para partir! Mas partiu! Foi-se!

Porque falo dele agora?! Porque ele era feliz com o que a vida trazia... era considerado inconsequente, irresponsável, imediatista e inconstante em sua época. Porque?! Porque gostava de festejar, porque não aceitava ser infeliz e todas as vezes que se sentia incomodado, arrumava sua trouxinha e ia caçar ou pescar! Ia lá pra Marambaia, onde andorinhas voavam em revoada fazendo verão... Ia ser feliz!

Assim como meu pai, não vivo de amanhã, porque o amanhã pra ele um dia deixou de chegar e de verdade, por mais que eu sinta saudade e dor no coração quando lembro dele, ao menos uma certeza eu tenho, ele foi feliz e não deixou um dia sequer sem ser vivido tal qual deveria ser!

Tem dia que meu coração dói, então choro e sou feliz por saber que essa dor é somente deste dia e no dia seguinte, se eu não estiver mais aqui, vivi a dor daquele dia...

Tem dia que tudo o que quero é ficar vegetando na frente da TV, assistindo um milhão de filmes e nem ver a cor do dia, e sou feliz por poder me dar este prazer...

Tem dia que amo intensamente alguém que não pode ser meu, então, sorrio, choro, sinto euforia, descontentamento, tudo o que esse amor me proporciona e sou grata e feliz por poder viver e experimentar tudo isso num só dia...

Tem dia que a vida me sorri e traz alguém pra mim, ainda que só por um dia... aí sim sou muito feliz!

Felicidade pra mim é isso! Viver o dia que se apresenta como se fosse o ultimo, e, então, aproveitar cada segundo dele com aquilo que tenho, com o que sou, porque amanhã não existe e hoje merece ser degustado e aproveitado até o fim.

É difícil explicar o conceito para pessoas que planejam viver algo daqui alguns anos, que planejam se aposentar e comprar uma casinha na praia ou no campo, porque essas pessoas alimentam a alma e o coração com a promessa da felicidade futura, da felicidade que sequer sabem se realmente chegará... Pessoas que são felizes com a ideia de um dia serem felizes...

Difícil explicar porque eu tenho pressa de ser feliz! Difícil me fazer entender porque para mim, o amanhã não existe! Existe hoje! Sou feliz hoje! Mereço ser feliz hoje! Então me faço feliz hoje!

Não preciso esperar comprar a casinha na praia! Posso perfeitamente pegar meu carro, ir até o litoral e curtir um dia fantástico de sol ou algumas horas com o pé na areia! Feliz! Sentindo o vendo bagunçar meu cabelo, a espuma do mar acariciar meus pés e meu pensamento vagar sem rumo... Feliz!

Não preciso planejar o futuro com alguém especial que será perfeito pra mim no futuro! Tenho hoje! E Hoje.... hoje meu alguém especial quer marcar encontro comigo num futuro que não existe! Fico feliz em saber que ele pensa no futuro, mas fico triste em saber que hoje para ele não existe...

Sim! Planejar o futuro é importante! Sim! Traçar metas e objetivos para o futuro é importante! Sim! Plantar hoje para colher amanhã é muito importante!

Mas mais importante que isso, é saber olhar o dia, agradecer a todo momento por aquilo que se apresenta hoje e principalmente, viver o hoje como se amanhã não fosse chegar, porque se ele realmente não chegar, quero, assim como meu pai, partir sem nenhum arrependimento, sem nenhuma pendencia...

Então hoje, sei que beijei, amei, chorei, me entreguei, me arrependi, me orgulhei, me fiz feliz...

Faço um convite a todos os que tiverem acesso a esse texto... VIVAM E SEJAM FELIZES HOJE!

Declarem seu amor!

Façam as pazes com seu ódio!

Vivam suas paixões!

Sejam inconsequentes, irresponsáveis, impulsivos e tudo o que for necessário, mas sejam felizes!

Meu pai não teve tempo de se despedir de mim, porque eu era pequena demais e não podia entrar na UTI do hospital, mas enquanto esteve comigo, me amou incondicionalmente todos os dias, viveu comigo todos os dias e me fez feliz todos os dias...

Tudo bem se você quer viver e ser feliz amanhã, é uma escolha sua. Respeito e entendo...


Mas minha escolha você já sabe...


3 comentários:

  1. Tem um certo tipo de felicidade que é mal compreendida e questionada.
    A felicidade de nutrir sentimentos bons.
    A felicidade de sentir, guardado lá num fundo secreto, que um dia já existiu algm que nos fez estremecer com um olhar e um sorriso.
    Que um dia já existiu algm que nos causou um arrependimento rascante por todos os pecados e erros do mundo, talvez por imaturidade, covardia ...
    Como exemplo, há a felicidade de buscar um dia após o outro, preencher de alguma outra forma, um querer proibido, quase que advindo de um sonho perdido, que fica na lembrança e guardo no coração... Tipo... Aquele doce... Um suave docinho que embevece o coração.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI SEU TEXTO..FOI O Q EU PRECISAVA "OUVIR'NESSE MOMENTO QUE ESTOU...MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Carolina Sapupo! Fiquei feliz com sua mensagem! Espero de verdade, de alguma maneira ter ajudado! Muito obrigada! Bjo! Paula

      Excluir