terça-feira, 25 de março de 2014

Ação e Reação



É a terceira lei de Newton: Para toda interação, na forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto.

Ou seja, toda ação provoca uma reação.

Cada vez que me pré-disponho a fazer algo, aceitar algo, colaborar com algo, ser co-participante de algo, ou conivente com algo, há a reação sobre minha decisão.

Se deliberadamente, decido viver algo que não me é cabido, obviamente, corro o risco da reação.

Se involuntariamente sou impelida a participar de algo, ainda que involuntariamente, sofro a reação.

Se impensadamente e insensatamente decido participar de algo que resultará numa onda gigante, devo estar preparada para a força, intensidade e agressividade da onda, munida de pés de pato, oxigênio e primeiros socorros.

Tenho essa consciência. Não sou ignorante dos fatos, tão pouco da lei de Newton que se aplica não só à física, mas a tudo o que é. É lei da vida!

O que não deve ocorrer, é a reação da reação ou ação sobre a reação, porque isso provocaria uma reação em cadeia e ao invés de uma onda, o que viria seria um tsunami!

Medo?! Covardia?! Não... sensatez...

Agora, a pergunta crucial é: Como evitar?!

Se alguém me beija de surpresa, sem que eu espere, esta pessoa tem duas opções de reação, a primeira é levar um empurrão ou um tapa e a segunda é simplesmente que eu retribua o beijo.

Se alguém me bate, também há duas opções de reação, sendo que a primeira seria revidar e a segunda seria simplesmente aceitar e chorar... sim, porque chorar também é uma reação. Aliás, até a falta de reação é uma reação, afinal foi resultado de uma escolha!

Certa vez li um livro do Paulo Coelho, Manual do Guerreiro da Luz, onde a proposta do autor era não julgar quando olhar, não revidar se tiver certeza de que o resultado ferirá alguém, mas sempre que possível, combater o bom combate, tal qual Timóteo nos ensinou.

Hoje decidi combater o bom combate de maneira diferenciada. Não haverá ação de minha parte, consequentemente, espero que não haja reação alguma... Mas corro o sério risco de que haja uma ação por parte de outro  ou outros em minha direção, afinal, somos seres em constante interação, mas ainda assim tentarei não reagir... e mesmo assim, sei que provocarei uma reação à minha falta de reação.... e lá vem o Tsunami!....




Nenhum comentário:

Postar um comentário