quinta-feira, 3 de julho de 2014

Qual sua cor?


Qual sua cor?!

Qual sua raça?!

Qual sua religião?!

Qual sua classe social?!

Qual seu time?!

Qual a raça do seu cachorro?

Qual região do estado você mora?!


Todas essas perguntas são usadas para definir, peneirar, dividir, classificar e principalmente, para julgar pessoas.

Em minha opinião, todas essas perguntas estão erradas!


Creio que as perguntas certas seriam:

Quanto tempo faz que você não vê seus pais?!

Qual foi a ultima vez que fez algo sem pensar em retorno ou beneficio próprio?!

Você abandonaria um filho?!

O que você sente quando vê uma criança pedindo esmola no farol?!

Você já traiu, enganou ou roubou?!

Você se considera uma pessoa de boa índole?!

Todos os dias me deparo com pessoas preconceituosas e racistas, mas, o racismo e o preconceito que todos acreditam é somente voltado para negros e brancos, porém, ao meu ver, quando excluímos alguém porque torce para outro time, porque mora na zona leste, porque é de uma religião diferente, porque não usa roupas de marca ou não se enquadra nos padrões que definimos, então, também estamos praticando o racismo.

Sou mãe solteira, então, também sou discriminada! Sou divorciada, então, também não presto! Moro com minha mãe desde o divórcio, então, também sou incapaz!

Classificar, rotular, separar, banir, excluir, também são formas de preconceito e racismo.

Não é a cor da pele que define o caráter de um homem ou mulher, mas suas atitudes, sua forma de agir e principalmente, sua forma de reagir ao preconceito.

Conheço muitas pessoas que torcem o nariz para negros, assim como conheço mulheres que se negam a namorar japoneses, também conheço pessoas que só se relacionam com negros, assim como também conheço pessoas que só olham para brancos de olhos claros.

O detalhe mais importante nisso tudo é que a cor da pele, o tipo do cabelo, formato ou cor dos olhos não determinam coração e não demonstram a alma que a etnia esconde.

Devo avisar àqueles que ainda não sabem, que hoje, não há no mundo quem tenha uma linhagem pura! Temos japoneses brasileiros, temos mulatas de olhos verdes, temos índios de cabelos crespos. Sabe porque?! Porque o Brasil é a terra da miscigenação! Linda Miscigenação!

Também devo avisar que hoje, não há no mundo um lugar, cor, classe social ou qualquer outra coisa, que nos livre da falta de caráter.

Somos misturados! Seja em cultura, credo ou classe social, nos relacionamos cultural e socialmente com pessoas diferentes todos os dias e somos mais! Somos descendentes da mistura racial há gerações!

Sim! Concordo que negros em geral sofrem mais, porque sua história é sofrida, porque inicialmente a cultura era considerada pagã, porque a cor era considerada impura, porque eram tratados feito animais, mas isso acabou há muito tempo!

Temos que nos conscientizar que a formação do ser humano, não consiste na cor de sua pele!

Qual minha cor?! Na minha certidão de nascimento branca, na classificação do senso, sou parda, mas me considero negra!

Qual sua raça?! Brasileira!

Qual sua religião?! Católica praticante, mas acima de tudo, tenho muita fé em Deus!

Qual sua classe social?! Depende do período do mês! Quando recebo, sou rica! No meio do mês, sou classe média e no final do mês, sou bem pobre!

Qual seu time?! Não gosto de futebol!

Qual a raça do seu cachorro? Eu tinha uma poodle que roubaram, hoje tenho 3 peixes!

Qual região do estado você mora?! Zona sul

Reparou nas respostas acima?! Uma vez tive uma sogra que disse que jamais aceitaria que seu filho se casasse com “alguém feito eu”. Veja, meu cabelo tem cachos lindos, minha boca é carnuda, tenho os olhos do meu pai e mudam de cor (ficando verdes às vezes), meu nariz é fino, e minha pele é morena. Quando tomo sol, fico pretinha! Desde o episódio da ex-sogra, sempre quando me perguntam minha cor, digo: NEGRA!

Quanto a raça, não vejo outra, senão Brasileira! Misturada! Meu pai era branco de cabelos ondulados e olhos verdes, minha mãe tem pele clara e cabelos cacheados, minha avó branquinha de cabelo liso bem preto, meu avô loiro de olhos azuis, meus bisavós são negros, índios e portugueses! Portanto, minha raça é BRASILEIRA!

Minha religião escolhi de alma e coração, não há o que discutir e confesso que tenho preconceito com relação à religiões que sacrificam animais, que fazem oferendas bizarras e afins, então, nem eu estou livre do preconceito! DESCULPEM-ME!

Minha classe social é isso aí! Depende do meu saldo bancário!

Agora veja só a região em que moro! ZONA SUL! INTERLAGOS! Sou chique né?! O grande detalhe é que a Zona Sul tem tantos problemas de transporte quanto na ZL! Tem tantos assaltantes quanto na ZL! Tem tanta gente ruim quanto na ZL! Menciono a ZL porque é a mais comentada, mas ZN e ZO são iguais! Tem casas feias e bonitas, tem trabalhadores e ladrões, tem favelas e mansões! Tem gente do bem e do mal!

Quanto tempo faz que não vejo meus pais?! Moro com minha mãe! A vejo todos os dias! A beijo todos os dias e todos os dias digo que a amo!
Qual foi a ultima vez que fiz algo sem pensar em retorno ou beneficio próprio?! Todos os dias!

Você abandonaria um filho?! Jamais! Aliás, sou pai e mãe!

O que sinto quando vejo uma criança pedindo esmola no farol?! Meu coração dói! Já pedi beijos, já dei brinquedos que havia comprado pros meus filhos, já dei todo o dinheiro que tinha no bolso, mas acima de tudo, deu meu amor e uma oração, pedindo pra Deus proteger e cuidar daquele pequeno ser, que pode estar sendo usado por um adulto do mal, ou que pode simplesmente não ter outra alternativa, a não ser pedir!

Você já traiu, enganou ou roubou?! Já fui infiel numa relação falida, mas não enganei, nem roubei. Quanto a minha infidelidade, um dia, sei que terei um acerto de contas, mas não aqui!

Você se considera uma pessoa de boa índole?! Me esforço para ser!

E aí?! Depois de ler tudo isso, o que importa mais?! Minha alma e coração?! Meu cabelo liso ou cacheado?! Minha pele branca ou negra?! Meu olho claro ou escuro?!

No meu mundo, só existem duas raças, uma que presta e a outra que não!
A que presta é composta por gente do bem, que ama, faz o bem, cuida, semeia e é bem semelhante ao tipo de gente que tento ser.

A que não presta é composta basicamente pelo lixo humano, da qual infelizmente, não estou livre, nem você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário