sexta-feira, 2 de agosto de 2013

De mãe pra filha, ou de Mulher para Menina, ou de Menina para Menina... Papo de fêmea!

Há algum tempo, escrevi sobre a primeira vez de uma mulher. Sobre expectativas, desconfortos, razões e emoções e hoje, decidi escrever como se fosse bater um papo com minha filha. Decidi escrever como se ela já fosse adolescente e estivéssemos sentadas em algum lugar conversando sobre futuro. Acho que seria assim:

 
Amor, existem algumas coisas que acho que eu deva dividir com você, embora  saiba e tenha consciência de que cada indivíduo é um indivíduo e deve viver suas próprias experiências, acredito que posso te advertir, explicar, ou prevenir de algumas coisas;

1.       Aquele menino por quem você se apaixonou quando criança, também cresceu. Talvez vocês se reencontrem e talvez ainda haja algo guardado em você, mas se não houver, tudo bem, porque ele sempre será especial pra você e eu sei que você também será especial pra ele.

2.       Se você não for a garota mais bonita, nem a mais gostosa da escola, tudo bem! Apesar de a opinião coletiva ser importante, tenho certeza que para uma pessoa especial, você é tudo e muito mais. Certamente, há um garoto que te observa à distancia, suspirando e esperando um sorriso seu.

3.       Durante o período de escola, seja feliz sempre, pois a fase adulta não te permite sorrir tão abertamente e tão inocentemente. Se uma garota fala mal de você pelas costas, na verdade, ela só está te preparando para a vida adulta, em que várias pessoas falarão e farão mal a você. Aprenda a lidar e superar, pois com o tempo, isso só piora.

4.       Não tem problema se a sua melhor amiga de adolescência deixar de ser sua amiga quando adultas. Na verdade, suas amizades adolescentes não durarão para sempre como imagina e jura que será. As pessoas crescem e inevitavelmente se perdem. Mas saiba que a lembrança da sua melhor amiga e o carinho que você sente por ela, jamais deixará de existir.

5.       Suas amizades da fase adulta serão poucas e superficiais. Amigos de verdade acontecerão, mas jamais confie 100% em todos. Os verdadeiros, mostrarão que são, estando contigo sempre e quando precisar. Os demais, estarão contigo em festas e eventos sociais e só, portanto, não se dê a todos, não se entregue totalmente e não conte seus segredos a alguém que não merece tê-los.

6.       Pode ser que você se apaixone e case com o carinha da faculdade ou do colégio, mas se isso não acontecer, não se preocupe. Paixões acontecem muitas vezes na vida da gente, assim como a primavera e se uma dessas paixões for alimentada da maneira correta, talvez se torne amor.

7.       Tome cuidado para não se viciar na sensação que a paixão trás. É alucinante, viciante, perigoso e intenso, mas se não souber viver as demais fases e se não der chance para os demais sentimentos, estará fadada a trocar de parceiro constantemente, correndo o risco de estar sempre sozinha. Apaixone-se pela pessoa certa e talvez você também seja a pessoa certa para ele...

8.       Baladas são muito boas! Não deixe de aproveitar essa fase! Saia, divirta-se, beije na boca, mas saiba que qualquer ação inconsequente trará uma reação inesperada. Se beber demais, terá ressaca. Se dirigir bêbada, pode bater o carro e provocar uma fatalidade, entre elas, não estar aqui para viver tudo o que há para viver. Se transar sem camisinha, na melhor das hipóteses, ficará grávida. Cuide de você, para possa viver mais do que baladas.

9.       Mulheres tem coisas estranhas no corpo o tempo todo. O corpo muda constantemente, então, quando você menstruar pela primeira vez, sentirá plenitude. Depois de alguns anos, quando a TPM tomar conta, sentirá raiva do mundo. Quando tudo passar, aí sim, talvez se sinta mulher. Até lá, aguente firme! Mulheres não são rochas mas são quase isso!

10.   Durante sua caminhada nessa vida, você fará escolhas certas e erradas. Talvez, dentro da escolha errada, faça a coisa certa, assim como estando certa, pode ser que você erre. Só quero que tenha consciência de que a vida ensina muito e Deus te ama incondicionalmente. Seja qual for sua escolha, não será a última e não há nada que não se possa arrumar, ajeitar, aprender e crescer.

11.   Haverão dias em que se sentira a mulher mais poderosa e linda do universo. Nesses dias, sua boca fica carnuda, seu cabelo tem brilho e você é pura luz. Outros dias, você acordará como se um caminhão tivesse passado por cima de você e o mundo todo estivesse contra você. Não sei explicar porque, mas isso também é normal. Banhos longos, músicas, incensos e uma alimentação boa ajudam a melhorar isso. Se não, tequila, caipirinha, uma amiga maluca e um cigarro podem resolver.

12.   Pensar em suicídio é normal. Acredite! Todos nós vivemos no limiar da loucura e todos nós temos fraquezas. Pensar é normal, mas tentar é outra história. Pensamos na morte porque vivemos com ela constantemente, mas não devemos buscar a morte. Buscar a vida é mais interessante e se um dia estiver seriamente inclinada a terminar sua história, por favor, não faça! O próximo capítulo pode ser mais interessante e depende de você para escrevê-lo.

13.   Não use drogas! Nunca! No máximo um cigarro esporadicamente. Nada que vicia é bom! Seu corpo é morada de sua alma e deve ser tratado com respeito. Já somos viciados em amar, respirar, dormir, comer... viver! Porque buscar outros vícios?! Não busque problemas, nem busque a solução de seus problemas em vícios. Não é assim que funciona.

14.   Sua primeira relação sexual será quando tiver que ser. Não faça sexo porque suas amigas estão fazendo, porque o carinha que você namora está forçando a barra, ou porque você se acha velha para ainda ser virgem. Pode ser que você decida fazer sexo aos 16 ou aos 23, nunca será cedo ou tarde, desde que você esteja preparada para isso. Romper o hímen significa ir constantemente ao ginecologista, corrimentos indesejáveis, contraceptivos, camisinhas e se você for alérgica à camisinha, terá um problema maior ainda, mas mais do que tudo isso, significa ingressar conscientemente à vida adulta, estando apta a gerar outra vida.

15.   Pode ser que você se arrependa de ter tido sua primeira relação com aquele cara. De certa forma, ele será para sempre um marco, uma referencia, mas se ele for um completo idiota, não faz mal. Na verdade, ele abriu caminho para muitos outros idiotas que passarão pela sua vida. Cedo ou tarde, você se acostumará com isso. Apesar de ele ter sido o primeiro, ele será só mais um.

16.   Relação sexual trás intimidade, então, esteja consciente de que odores, barulhos e tudo mais passarão a fazer parte disso. Haja naturalmente. Apesar da vergonha, seja tranquila e no final, fica tudo bem.

17.   Se num momento de loucura, você decidir se casar com um desses idiotas e descobrir isso depois do casamento, tudo bem também! Apesar de tudo, o divorcio funciona e a vida segue. Talvez, uma hora dessas, alguém especial vai te olhar de maneira diferente, vai te fazer suspirar, sorrir, sonhar e querer se arriscar outra vez. Esteja atenta para identificar tal pessoa e aberta para que isso aconteça. Casar não é ruim, desde que seja com a pessoa certa e certamente há alguém por aí, que foi feito para você.

18.   Nem todos  os homens são idiotas. Muitas vezes, você será a idiota. Não valorizará o carinha legal que te leva chocolates na porta do colégio, não entenderá que o bom moço esta afim de namorar e que o rebelde, pode ser um doce, mas também pode ser sua perdição. Você terá que aprender a conviver com isso também! Lembrará pra sempre do bonzinho com chocolates e sentirá vontade de encontra-lo, mas ele não terá mais chocolates para você. O bom moço, não te dará outra chance e você também terá que aprender a engolir a sensação ruim de estupidez e burrice. O rebelde será sempre a lembrança boa, que te fará sorrir e pensar que mesmo tendo dispensado o bonzinho e o bom moço, ainda assim valeu a pena subir naquela moto.

19.   Filhos são a melhor coisa que pode acontecer na vida de uma mulher. Se por acaso você engravidar num momento inesperado, não se preocupe, pois é o momento certo. Você os ensinará a ser e eles te ensinarão a viver.

20.   Se você um dia se olhar no espelho e não for aquilo que sonhou ver. Não sofra! Você é aquilo que Deus idealizou para você.

Por enquanto acho que é isso... Não cheguei na minha “fase sênior”, então, não posso te dizer o que vem depois disso. Talvez minha mãe saiba, mas ela nunca falou assim comigo, então, não sei mais o que dizer...

Ah! Tem mais uma coisa! Você e seu irmão são a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Vocês me impulsionam a buscar mais e melhor, vocês me alimentam de esperanças e me fazem acreditar que há uma razão para tudo, para cada escolha errada ou certa que fiz, para cada uma das situações que vivi e principalmente, pra que eu continue respirando... Sempre serei sua mãe e estarei aqui para o que precisar, mas também serei sua melhor amiga.
Prometo não te julgar, a não ser que seja para te fazer enxergar melhor. Prometo não me intrometer, a não ser que seja para te impedir de sofrer. Prometo sempre que possível ser o que precisa...

Obrigada, por me ensinar a ser mãe e a me sentir mulher...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário