quarta-feira, 31 de julho de 2013

SOBRE LEÕES E LOBOS


Hoje ouvi uma frase que mexeu comigo. Alguém que admiro e respeito disse “Ana, sei que vc jamais faria algo assim! Conheço você! Conheço seu caráter e sua índole!”...

Me fez muito bem ouvir isso, porque ao menos uma pessoa importante (para mim), sabe quem sou em minha essência.

Todos os dias enfrentamos problemas, desafios, vencemos obstáculos, matamos leões e lutamos com lobos, não é?!

Todos os dias temos vilões e mocinhos travando combates árduos e valorosos entre si.

Todos os dias, somos os mocinhos que no final do dia, vamos para casa com a sensação de vitória ou de derrota,  mas, como o dito popular, se não acabou bem, então ainda não acabou!

Nos vemos mocinhos, mas o vilão (para nós), também se vê mocinho (para ele) e não existe de fato o vilão e o mocinho, só existe a visão que temos de nós mesmos e do outro!

Será mesmo que existe a pessoa que fica ali quietinha bolando planos malignos, tendo idéias mirabolantes e más, afim de nos derrubar?!

Será que aquele cara do escritório pensa mesmo em maneiras de fazer mal ou ele simplesmente conta a versão dele (de mocinho) e influencia outros contra mim?!

Será que aquela garota que fala de mim pelas costas faz isso por maldade pura ou porque realmente acredita em tudo o que está dizendo, e, na verdade, acredita verdadeiramente, estar contribuindo para que eu, enquanto vilã seja vencida meu mal seja dissipado?!

Para o banco, eu sou a vilã que não cobriu o limite do cheque especial, que o banco tão bom me deu de presente, e para mim, o banco é o vilão por não entender que meu dinheiro não deu esse mês!

Na verdade, sempre tendo ver as coisas por mais de um ângulo, para que não exista só a minha verdade, para que não exista só a minha versão. Obvio que não consigo isso sempre, porque sou passional, como qualquer ser humano e a sensação de injustiça, faz com que fique cega, mas, sempre que possível, tento entender a ação do outro, antes que minha reação seja insensata e maléfica.

Nas histórias, o leão é o ser majestoso, imponente e justo. Veja por exemplo o leão de nárnia, grande, cheio de virtudes e lindo! Assim como, lobos são malvados, são feios, carniceiros, por exemplo e usando a mesma história, em nárnia são aliados da rainha má e caçam os inocentes castores.

Na natureza, o leão não caça. É o dono do bando, mantém suas fêmeas como sua propriedade e é alimentado por elas. Onde está a majestade disso?!

Na natureza, o lobo vive em sua alcateia, que é liderada por um casal alfa (reprodutor), que lidera e vive junto por toda a vida. Bonito né?!

Acredito que somos todos leões e lobos. Somos o bem e o mal. Somos aquilo que somos e também o que os outros vêem e entendem de nós. Somos virtudes, mas também somos indignidades.

Sei que não é fácil admitir.

Sei o quanto dói olhar no espelho e assumir que não sou só qualidades.

Sei o quanto é duro quando outra pessoa me faz enxergar meus defeitos mais feios, que mantenho ocultos por uma questão de conveniência e muita vergonha.

Sou lobo em pele de cordeiro?! Ou sou leão, vestida de lobo?!

Sou bem e mal, sou bom e mau, sou dia e noite, sol e lua, açúcar e sal.

Sou o lobo e também sou o leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário