segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Lei do Mínimo Esforço – Quarta-feira









  •  
  • Aceite pessoas e fatos como se manifestarem
  • Não se Volte contra o Universo lutando contra o presente
  • Seja responsável pelas situações e não culpe ninguém
  • Desista de impor sua opinião aos outros
  • Tenha abertura à todos os pontos de vista e não se prenda a nenhum

Deepak Chopra escreveu “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, livro que tive a oportunidade de conhecer há mais ou menos dez anos e hoje, decidi fazer uso, sendo que cada uma das leis se aplica a um dia da semana, então, hoje é quarta-feira, dia da “Lei do Mínimo Esforço”.

Certa vez, trabalhei numa editora mais voltada para a publicação de livros de auto-ajuda, que vendem milhões e meu então chefe, me deu o seguinte conselho: “não realize uma tarefa que outros podem realizar por você”. Para ele, esta era a lei do mínimo esforço.

Para Deepak, o mínimo esforço consiste em simplesmente aceitar o dia, agradecer por ele e não contestar absolutamente nada que venha a ocorrer. Difícil isso não é mesmo?!


Como posso aceitar pessoas que agem de maneira torta, visando somente o benefício próprio, me prejudicando voluntariamente, sem fazer nada a respeito?!

Como posso desejar algo e não provocar, esperando apenas que aconteça?




Como posso aceitar o presente, sem lutar contra aquilo que supostamente o “universo” me trouxe de negativo?

Como posso me responsabilizar por situações que não foram causadas por mim?

Como posso deixar que atitudes erradas sejam tomadas e não fazer nada?

Como posso ouvir, não opinar e não me deixar afetar?


Simples!
NÃO SENDO TÃO HUMANA, MAS MUITO HUMANIZADA!

Enquanto seres humanos, somos passíveis de emoções, impulsos, imediatismo, atitudes impensadas e acima de tudo, por sermos tão humanos, somos frágeis!

Porém, quando realmente e genuinamente humanizados, conseguimos nos sensibilizar e nos resignar a ponto de não julgarmos os erros dos outros, além de nos munirmos de doses maciças de paciência para aguardarmos o momento certo dos acontecimentos. 

Abrindo mão do que está próximo, esquecemos o que nos atinge emocionalmente e nos colocamos acima de quaisquer problemas que assolam a humanidade, conseqüentemente, não sofremos, nem fazemos sofrer!

Veja, não digo para nos colocarmos na posição de insensibilidade total, mas na condição de peões nesse jogo da vida, abrindo mão da soberba de nos considerarmos agentes provocadores, não tendo condição de julgarmos uns aos outros, deixando que o universo se encarregue de nos conduzir à próxima casa.

Ao mesmo tempo, proponho que aceitemos nossos erros e falhas passadas, nos colocando na posição do mais humilde dos seres humanos, evitando erros presentes e futuros e acima de tudo, tendo a chance de nos redimir aos olhos de Deus.

Afinal, o que não tem solução, solucionado está!

A Lei do Mínimo Esforço, na verdade, consiste no imenso esforço em nos mantermos leves, puros, humildes e abertos.

Se o cara por quem você se apaixonou não dá a mínima pra você, não sofra! A vida se encarregará de trazer sua verdadeira paixão.

Se as contas do final do mês não batem, não perca o sono! Há sempre uma solução a caminho.

Se as coisas não andam bem em casa ou no trabalho, não se abale ou se rebele! No tempo certo, tudo se encaixa!


Porém, entre todos esses "Se" lembre-se de sua parcela de responsabilidade principalmente, entenda e aceite que eles só aconteceram porque você permitiu, sendo você o único responsável por seu sucesso ou fracasso.

Tarefa difícil, mas se não fosse, não teria graça! 

Hoje é quarta-feira e o dia está só começando! Esforce-se menos e viva mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário