domingo, 24 de outubro de 2010

Urgente, Prioritário, Importante e Emergencial

Urgente, Prioritário, Importante e Emergencial


Muita gente confunde os conceitos, sobre o que é realmente urgente, prioritário, importante ou emergencial.
Conversei hoje sobre isso. Sobre a pressa que algumas pessoas sentem e que pode ser encarada como objetividade, assanhamento, saliência ou falta do que fazer mesmo. Depende de quem está do outro lado. E dependendo de quem está do outro lado, a reação é imprevisível.
Decidi então, colocar pontos, pra esclarecer o que é, na minha opinião, urgente, prioritário, importante ou emergencial.
Urgente é quando algo incomoda, atrapalha, tira a concentração e o fôlego, torna-se urgente e é fundamental que seja logo resolvido, porém, não depende só da vontade de uma pessoa, depende de fatos alheios à nossa vontade e não tem tempo determinado para ser resolvido.
Exemplo: preciso arrumar um namorado com urgência, pois quero alguém pra conversar, fazer carinho e dar beijinhos!

Prioritário é bastante difícil de definir, pois também depende de outras circunstâncias e requer um estudo minucioso acerca do problema.
Exemplo: tenho urgência em arrumar um namorado, porém, caso não ocorra, minha prioridade é arrumar um amante, pois além de solidão, há a falta de sexo, que deve ser logo resolvida, pois exercício físico é fundamental.

Importante acompanha o prioritário e o urgente, agindo como complemento de um ou de outro.
Exemplo: tenho urgência em arrumar um namorado e é prioritário encontrar um amante, mas é importante que seja alguém legal, interessante, gostoso e bom no que faz, senão, não adianta.

Emergencial é o extremo. Urgente, Importante e Prioritário. Nesse caso, quando bate o desespero, não é necessário que seja um namorado ou amante e só é importante que seja bom de cama mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário